Pular para o conteúdo principal

A internet e as Redes Sociais promovendo encontros e intercâmbio da ARTE além dos limites geográficos.


Nos últimos meses, as 'Redes Sociais' deixou de ser apenas um espaço virtual de encontros e trocas de experiências, pensamentos, etc. Hoje vimos que sua capacidade pode e vai muito além do que simplesmente um compartilhamento de algo que se pense e que se deseja expor.
Esta constatação vem se consolidando sobretudo no universo artístico e cultural, transpondo os limites (por muitos, e muito tempo impensável). Mas esse dado, essa constatação só tem sentido quando percebemos o valor e o uso que damos à esses instrumentos virtuais. O Brasil ainda anda à passos de tartaruga no que se refere às tecnologias novas, muito mais lento ainda é o acesso com qualidade a esse serviço,  esse "universo" que deixa de ter apenas as opções "offline" e "online" e cria possibilidades do presencial, assim muito mais humano.
No pais inteiro e continental; no nordeste do Brasil, mas precisamente no Estado da Paraíba temos muitos talentos em todas as áreas das artes a serem descobertos e expostos, diria mesmo conhecidos, para serem valorizados. Alguns já são ícones reconhecidamente internacional, seja na música, na literatura, no teatro e artes plásticas. Quem nunca ouviu falar em Zé Ramalho, Elba, Chico César, Ariano Suassuna, Alexandre Filho, Clóvis Dias, Cátia de França, entre tantos e tantas. Estes e estas citados não representam um centésimo do tanto que brota a fonte artística e cultural da Paraíba.
BCM Art Gallery
Mas vamos adiante e constatar o que quero dizer com essa postagem. Exatamente no mês de abril em Barcelona, Espanha, aconteceu na BCM Art Gallery a Exposição Internacional de Arte Naif, reunindo pintores e pintoras naifs de vários países sob a organização da também pintora e galerista Montse Bosch Cavedo que teve seu sucesso garantido, e nesta exposição internacional houve a participação, mesmo dificultada pela falta de apoio e incentivo dos poderes públicos locais, de um guarabirense, um paraibano e brasileiro, o Adriano Dias, um pintor naif autodidata  que vem galgando durante anos seu espaço e reconhecimento, e que busca seu aperfeiçoamento nos estudos, e observações próprias. A falta de experiência em participação de eventos desse porte e internacionais também configurou-se em dificuldades  na sua participação, sobretudo, porque ainda no Brasil arte não é uma prioridade e seu valor é muito relativo. Adriano recebeu este convite através da divulgação de uma página que divulga a Arte Naif  paraibana. No entanto, basta que haja um espaço e o Adriano Dias está lá tentando, como foi, ainda neste ano sua participação no Salão de Artes de Embu das Artes no estado de São Paulo, e em exposição individual  em sua (nossa) cidade natal - Guarabira, PB-  "De Cores e Formas" , promovida pelo SESC.
Adriano Dias e Pedro Francisco
Agora este guarabirense quer ir mais longe, e mais uma vez identificado e conhecido através das Redes Sociais.
Seu talento e suas características impregnadas em suas telas, construiu amizades e dessas surgiram novos convites. Preparando as malas e telas, para ir agora à Polônia, mas precisamente Katowice, para participar da  6ª edição do Festival Mundial de arte de Katowice. Um encontro mundial de várias expressões artísticas, com feiras, música; onde vinhos recebem rótulos comemorativo numa confraternização e e intercâmbio, utilizando a arte para união de um só universo, sendo ela sua linguagem!
Katowice está localizado a 30 km de Auschiwitz e 80 km de Cracóvia, terá a frente como curador Jacques Dubois, de quem tomei a liberdade de fazer uma tradução livre do texto escrito por ele e por Luis  Porquet, apresentando o VI  FESTIVAL MUNDIAL DE KATOWICE.
6 KATOWICE MONDIAL FESTIVAL

6 Katowice Festival
14 junho - 14 agosto, 2013


A sexta edição do Festival Mundial de Arte Naif em Katowice escolheu para ancorar mais profundamente a terra da Silésia  buscando expressar sua alma e identidade. Esta opção é ilustrada pela participação de diferentes museus da região, cujas coleções armazenadas em reservas, será finalmente mostradas ao público em geral.
Este aspecto é a principal novidade da edição de 2013, que irá destacar a rica história industrial das minas da Silésia.
Este conceito tem o mérito de apresentar aos visitantes o património associado com as tradições folclóricas. É também um cuidado e um reconhecimento da instituição e cultural de pelo mesnos 10  Museus da Polônia que reuniram-se para prestígiarem esse evento. Os Museus de Katowice como o Museu de História, o Museu da Silésia, o Museu de Bytom, que de Zabrze e Museus Słońsk Ruda, mas também outras áreas das tradições populares, como museus esculturas Leczyca, KUTNO, Lodz e Varsóvia.
A dimensão internacional do festival é estimulada pelo aumento da presença da França, cinco galerias especializadas na Alemanha, Dinamarca, Haiti, Israel e Cuba e três museus internacionais. Esta ambição é apoiada pela participação da Argentina, que  recebeu o lugar de honra. O maior país da América Latina. Além de contarmos com a presença de Israel, Cuba, Mongólia, Dinamarca e França, o que justifica realmente o alcance global do evento.
O lançamento do Festival começará com uma exposição de grande formato organizado no Teatro  Słońsk, principal instituição cultural em Katowice, através da instalação de uma escultura policromada do artista Eugeniusz Zegadlo que ficará no local conhecido como Nikiszowiec, o futuro " 'Montmartre'' polonês, e na entrada do Museu Nacional de Bytom mostram que, na pré-visualização, que faz parte de seus tesouros as coleções de Arte Naif. Estes três eventos terão lugar para a montagem da Vernissage, estimulando a curiosidade da população em geral.
Desejando aberta à pluralidade das artes, a edição de 2013 foi escolhido para a mensagem universal sob a luz de'' O Pequeno Príncipe", a obra-prima de Antoine de Saint Exupéry, cuja representação inaugura com a nossa colaboração através da Fundação 'Associação Cultural Regional  de Teatro.
Jacques Dubois - Curador
O âmbito humanístico desta peça parece ser um sopro de ar fresco no coração de uma era preocupada com o seu futuro.Se o conteúdo do festival consegue dar um pouco de sonho e de esperança para todos nós, provavelmente atingiremos o nosso objetivo principal.                                                                                                                                                         
Que possamos, através dessa enorme mobilização coletiva, destacando o dinamismo de uma região autêntico e original, enquanto mostrando a incrível diversidade dos convidados para compartilhar este grande artistas culturais.
Nosso desejo é que Katowice seja internacionalmente associado ao reconhecimento de Arte Naif, tornando-o elegível para uma imagem cada vez mais viva e mais humana.                        




Link da página oficial FESTIVAL DE KATOWICE : http://www.mondialdartnaif.com/   

Comentários

  1. Amigo, você vai voar cada vez mais alto!

    O encontro da arte e da tecnologia aproximando pessoas e revelando talentos! Muito legal!

    Grande abraço

    Leila

    ResponderExcluir
  2. Como sempre companheiro você com sua sapiência consegue enxergar o que poucos conseguem. Você está certíssimo no que diz e eu posso dizer que sou o exemplo concreto do que falas. Obrigado meu amigo. Um forte abraço.

    Adriano Dias

    ResponderExcluir
  3. '' Graças a Pedro etrer retransmitir a minha voz e de milhares de outros. Tomamos nossas vidas de volta, pois sabemos que as políticas são coorompus e em todos os estados do mundo. Eu vou te dar runa única razão pela qual ele está ficando cada vez pior.
    Arte em geral e em particular de Arte Naif do veículo dentro dela os valores humanos incríveis e restaurar a toda a população eseentielle uma coisa para viver agora:. Esperança "
    Jacques Dubois

    ResponderExcluir
  4. Uau!!!!!! Sua sabedoria, talento poético e literário não tem limites!!! Feliz e orgulhosa por você! Só Aplausos à beleza e relevância de seu texto, querido! Boa noite! Beijos com poesia, ternura e alegrai!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nobre vagabundo!

Um gatinho, lindo, branco, livre - nobre vagabundo - d e vez em quando, mas sempre quando quer, passeia sobre meu muro devagar e provocativo, enlouquece os cachorros, mas ele nem aí! Se espreguiça, afia as unhas, estica os braços, e entres os galhos, sob nuances de luzes e sombras, dorme. Ou simplesmente fica fazendo pose, como na foto acima. Mesmo sem as asas de gaviões, falcões e águias (desejos de minha alma animal!), o gato é um símbolo de liberdade, de independência - há quem diga e acredite que os gatos sejam individualistas - seu instinto de sobrevivência, aliado ao sua genética de felino caçador, fazem deles animais admiráveis! Ainda tem os olhos, que é um outro encanto, outra história: brilhantes hipnotizadores!  ... depois de deixar ser fotografado, se estica de novo, dá um miado suave, olha pros lado e pra baixo, e simplesmente se vai, assim como chegou: por sua vontade própria, dono do meu quintal. Até senti vontade, e voltar!

O valor da vida não está nas coisas que permanecem, mas nos momentos em que vivemos, e nos agradecientos que damos por eles!

Pai Nosso Pai Nosso que estais nos céus, Na luz dos sóis infinitos, Pai de todos os aflitos Deste mundo de escarcéus. Santificado, Senhor, Seja o teu nome sublime, Que em todo o Universo exprime Concórdia ternura e amor Venha ao nosso coração 0 teu reino de bondade, De paz e de claridade Na estrada da redenção. Cumpra-se o teu mandamento Que não vacila e nem erra, Nos Céus, como em toda a Terra De luta e de sofrimento Evitamos todo o mal, Damos o pão no caminho, Feito na luz, no carinho Do pão espiritual. Perdoamos, meu Senhor, Os débitos tenebrosos, De passados escabrosos, De iniqüidade e de dor Auxiliamos, também, Nos sentimentos cristãos, A amar nossos irmãos... Que vivem longe do bem. Com a proteção de Jesus, Livra a nossa alma do erro, Sobre o mundo de desterro, Distante da vossa luz. Que a nossa ideal igreja seja o altar da Caridade, Onde, se faça a vontade Do vosso amor ... Assi

Minha Poesia Publicada - Antologia Poética - Novos Poetas

Hoje recebi os exemplares do  Livro ' Antologia poética' - Concurso Nacional Novos Poetas - Poesia Livre. Estou feliz em vê um sonho realizado. Sei que é apenas uma poesia dentre 250 outras, talvez a mais simples e pequena, assim como eu. Mas é um passo importante, um reconhecimento buscado e e merecido. Estou todo felicidade, mas não posso deixa de agradecer a tantos amigos e amigas; poetas, blogueiros, escritores, sonhadores como eu que sempre foram meu maior incentivo. Em especial quero agradecer com todo meu afeto e carinho a Leonardo Resende, meu anjo e companheiro de todas as horas; Antônio Mendes. Lola, e sobretudo Severa Cabral, grande respponsável por tudo isso e quem me instrumentalizou para esse e outros sonhos e realizações que estão por virem! De todo coração, meu beijo, meu abraço e meu muito obrigado!  Pedro Francisco da Silva