Pular para o conteúdo principal

Droga, até quanto?


Hoje vi uma notícia no portal G1-Paraíba, e obviamente com sua tendência e objetivos nem sempre claros, dava conta de que um adolescente foi pego junto com outros amigos, adolescentes também, "consumindo maconha", Até aí nenhuma novidade se não fosse um pequeno detalhe cuidadosamente enfatizado: "Filho do Secretário de Segurança da PB..."

Depois de muito tempo calado frente a esse assunto resolvi fazer um comentário na página de um portal local que reproduzia a matéria citada acima (print), pois muito tem se falado sobre drogas e as campanhas e "políticas públicas de enfrentamento". Gostei do que escrevi e decidi publicar aqui em meu blog, gostei não porque é a melhor coisa escrita, mas porque era algo que sempre esteve engasgado na minha garganta, e como cidadão livre, tenho meu direito de expressão.

O  MEU COMENTÁRIO:

O fato de ser uma adolescente filho de quem é não tem nenhuma importância. O importante 
nisso tudo é que ou a sociedade deixa de ser hipócrita e começa a perceber que o consumo de drogas independe de classe social, ou de qualquer outra natureza e amplia essa discussão e esse enfrentamento de forma direta e humana. Somos todos responsáveis por isso, os que se escondem os que se mostram, e ainda mais o que dependem de qualquer tipo de droga, como o álcool, o tabaco, a maconha e agora o veneno do crack. Então a questão é bem maior, o buraco é bem mais em baixo. 


Imagem:google

O que temos feito? - Campanhas, comitês, cartazes, palavras de ordem, me poupem! A verdade é que as drogas já venceram essa luta, não por ser desigual, mas porque quem é usuário de qualquer que seja percebe seu "aditivo" como algo bom, positivo, libertador... um verdadeiro amplificador da mente. por outro lado, toda política feita ou pensada acerca do confronto às drogas, são políticas proibitivas que vêem o usuário ou dependente apenas como tal, ou pior, como um bandido, um marginal. Marginal esse que nós construímos com nossa omissão e falta de alternativas, esquece-se que são seres humanos, resultado de uma sociedade desigual e capitalista, onde o consumo é marca do sucesso. Mas não é este o caso (desse caso). o tripé dos anos sessenta e que segui-se como estigma: sexo, drogas e rock, há muito já ficou ultrapassado. Alguns desses "heróis" morreram de overdose ou da promiscuidade sexual com o advento da AIDS.


 Mas a maior e mais poderosa droga existente ainda é a hipocrisia, o faz de conta "só o filho do vizinho é que pode se envolver nessas coisas" embora seja ele o melhor amigo do meu filho. Por outro lado há uma mistificação do que seja droga, a maconha por exemplo, conheci PHDs que fazem uso diariamente após seu trabalho, num encontro com outros amigos (seus pares em mesmo nível!); doutores, professores, e gente comum, que prefere um "fininho" a uma cerveja, ou uísque, ou cachaça (para os que não tem o mesmo poder de compra). E os LSDs, Cocaína etc... Ah, essas são drogas para ricos, e  que estão alí na esquina nas mãos de um "granfino". insuspeito e não com os rasgados sujos, esses, em sua maioria são verdadeiros zumbis sem perspectiva de vida, sem nada mais a perder, para vender, só a vida!

Imagem: Google

Mas existem "clínicas" de tratamento, eu diria espaço de trocas, ausenta-se do seu produto de consumo, em troca por uma "bolinha" tranquilizante. Trabalho braçal, como se esse fosse o meio (castigo) para deixar "limpo" quem a falta e ausência "sujou". E o mais incrível ainda é a questão da religião como alternativa (outra troca), e saibam que não é brincadeira que há quem utilize páginas da bíblia como papel para enrolar um cigarrinho. Loucura isso? Não. Isso é realidade, que a gente não vê, ou melhor, não quer ver, é melhor que não veja.
Não faço defessa do uso de qualquer tipo de droga(lícitas ou ilícitas) , mas não engulo mas a fumaça da mentira e da hipocrisia, ou deixemos de lados os preconceitos ou continuaremos ver jovens de todas as idades, sobretudo no tempo de sua formação humana e cidadã, buscar alívio, fuga, ou simplesmente um relaxamento, enquanto pensam que estão construindo sua personalidade.
O que estamos (não) fazendo é uma desfaçatez, e em matéria de disfarce, ninguém melhor do que um "dependente" para isso.
Querem santos, jovens uniformizados, certinhos, dando a resposta que queremos ouvir? Não tenhamos dúvidas, eles se farão (de) santos. Mas nós somos o quê , ou quem?
Eu pelo menos aprendi a ser educado, assim como a Rita Lee, se me oferecem algo que não me serve para melhorar a minha minha vida eu digo NÃO, mas digo com respeito ao ser humano do outro lado: "Não. Obrigado!"


Pedro francisco da Silva


Este é o link para a reportagem:


http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2012/12/filho-do-secretario-de-seguranca-da-pb-e-detido-por-consumo-de-droga.html

Comentários

  1. Obrigada pelo seu carinho fiquei feliz por passar no seu blog antes de sair para o merecido descanso.
    Espero não reparar por levar para todos as mesmas palavras importante para mim é marcar minha presença.
    Eu levo o ano todo as mesmas palavras em todos os blogs por não poder mais digitar muitos não entendem
    a vida não segue seu rumo sem nunca desviar seu percurso .
    A vida muda as pessoas envelhecem os anos passam dificilmente teremos eternamente as mesmas capacidades.
    Deus vai nos capacitando nos moldando para cada fase da vida.
    E assim sendo desejo um feliz Natal
    Um ano novo de realizações muita paz no seu coração .
    Desejo nesses últimos Dias do Ano além do descanso aquela união linda e confraternização com familiares e Amigos.
    Natal deveria ser todos os Dias muitos passam
    o decorrer do Ano atirando pedras magoando as pessoas esquecendo
    completamente o dever de filhos de Deus que todos nos somos.
    È claro existe também muitos que procuram a todo tempo
    semear a paz e o amor.
    Neste espaço divino, há lugar para todos aqueles que procuram palavras de FÉ, PAZ,ESPERANÇA e AMOR.
    Esses sim serão chamados filho de Deus Altíssimo.
    Obrigada pelo carinho pois ele é tudo para mim
    durante os 365 dias do Ano.
    Aceite minha eterna gratidão .
    Feliz Natal.
    Fica com Deus até o Ano Novo.
    Abraços paz e luz,
    beijos no coração carinhos na alma ,,Evanir.

    ResponderExcluir
  2. Pai, abençoe os que neste dia te agradeceram a vida,
    pois os que sabem agradecer estão prontos para a alegria.
    Pai, abençoa os apressados,
    pois ainda precisam aprender a controlar o tempo.
    Pai, abençoa os que levam a alegria por onde vão,
    porque são emissários da luz, e o mundo precisa de luz.
    Por fim, Pai, meu Pai, ensina-nos a crer na mensagem do seu Filho mais amado,
    a amar ao nosso próximo como á nós mesmos.
    A poucas horas do final de mais um ano
    rendemos graças ao Pai por mais um ano vivido.
    E oremos rogando a nosso Pai pelo novo ano que vai nascer
    saúde paz amor união e acima de tudo fé no Criador.
    Um feliz e abençoado Ano Novo.
    Obrigada pelo carinho em 2012 que venha 2013
    na presença de Deus.
    Beijos no coração carinhos na alma,Evanir..
    MEU ABRAÇO E MEU ETERNO CARINHO.

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui hoje por um motivo mais que especial.
    Tenho que dizer que não foi fácil conseguir você para ser meu seguidor,
    foi muita motivação impulsionando com postagens e visitas...que atingi 300 seguidores
    Agradeço te convidando a visitar a florada do IPÊ junto comigo no FOLHAS DE OUTONO !
    Deixo o meu abraço recheado de carinho !!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nobre vagabundo!

Um gatinho, lindo, branco, livre - nobre vagabundo - d e vez em quando, mas sempre quando quer, passeia sobre meu muro devagar e provocativo, enlouquece os cachorros, mas ele nem aí! Se espreguiça, afia as unhas, estica os braços, e entres os galhos, sob nuances de luzes e sombras, dorme. Ou simplesmente fica fazendo pose, como na foto acima. Mesmo sem as asas de gaviões, falcões e águias (desejos de minha alma animal!), o gato é um símbolo de liberdade, de independência - há quem diga e acredite que os gatos sejam individualistas - seu instinto de sobrevivência, aliado ao sua genética de felino caçador, fazem deles animais admiráveis! Ainda tem os olhos, que é um outro encanto, outra história: brilhantes hipnotizadores!  ... depois de deixar ser fotografado, se estica de novo, dá um miado suave, olha pros lado e pra baixo, e simplesmente se vai, assim como chegou: por sua vontade própria, dono do meu quintal. Até senti vontade, e voltar!

O valor da vida não está nas coisas que permanecem, mas nos momentos em que vivemos, e nos agradecientos que damos por eles!

Pai Nosso Pai Nosso que estais nos céus, Na luz dos sóis infinitos, Pai de todos os aflitos Deste mundo de escarcéus. Santificado, Senhor, Seja o teu nome sublime, Que em todo o Universo exprime Concórdia ternura e amor Venha ao nosso coração 0 teu reino de bondade, De paz e de claridade Na estrada da redenção. Cumpra-se o teu mandamento Que não vacila e nem erra, Nos Céus, como em toda a Terra De luta e de sofrimento Evitamos todo o mal, Damos o pão no caminho, Feito na luz, no carinho Do pão espiritual. Perdoamos, meu Senhor, Os débitos tenebrosos, De passados escabrosos, De iniqüidade e de dor Auxiliamos, também, Nos sentimentos cristãos, A amar nossos irmãos... Que vivem longe do bem. Com a proteção de Jesus, Livra a nossa alma do erro, Sobre o mundo de desterro, Distante da vossa luz. Que a nossa ideal igreja seja o altar da Caridade, Onde, se faça a vontade Do vosso amor ... Assi

Minha Poesia Publicada - Antologia Poética - Novos Poetas

Hoje recebi os exemplares do  Livro ' Antologia poética' - Concurso Nacional Novos Poetas - Poesia Livre. Estou feliz em vê um sonho realizado. Sei que é apenas uma poesia dentre 250 outras, talvez a mais simples e pequena, assim como eu. Mas é um passo importante, um reconhecimento buscado e e merecido. Estou todo felicidade, mas não posso deixa de agradecer a tantos amigos e amigas; poetas, blogueiros, escritores, sonhadores como eu que sempre foram meu maior incentivo. Em especial quero agradecer com todo meu afeto e carinho a Leonardo Resende, meu anjo e companheiro de todas as horas; Antônio Mendes. Lola, e sobretudo Severa Cabral, grande respponsável por tudo isso e quem me instrumentalizou para esse e outros sonhos e realizações que estão por virem! De todo coração, meu beijo, meu abraço e meu muito obrigado!  Pedro Francisco da Silva